top of page

NOSSO GRUPO

Quem somos

Estamos há mais de 60 anos ininterruptos praticando Escotismo, sediados no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.

 

O 41º Grupo Escoteiro Redentor foi fundado em 19 janeiro de 1964 na Tijuca (RJ) e desde então, vem contribuindo na formação de crianças e jovens de forma ininterrupta.

 

Os Grupos Escoteiros são as unidades locais que colocam em prática o projeto educativo da União dos Escoteiros do Brasil. As atividades são desenvolvidas em 4 Seções com programações distintas e apropriadas a cada faixa etária

 

Ramo Lobinho: de 6,5 à 10 anos, toda esta fase é desenvolvida em torno da história de “Mowgli, o Menino-Lobo” com o objetivo de contribuir no processo de socialização que as crianças dessa idade vivem.

 

Ramo Escoteirode 11 à 14 anos, é o período de busca de novos territórios, aventuras com os amigos, utilizando um sistema de pequenas equipes e o encontro com a natureza.

 

Ramo Sênior: de 15 à 17 anos - é a fase voltada para atividades aventureiras, de serviço comunitário, sociais e culturais. O principal aspecto neste Ramo é o desafio da auto-realização.

 

Ramo Pioneiro: de 18 à 20 anos - nesta fase o foco é desenvolvimento de projetos e ações sociais, sem esquecer do espírito aventureiro e do contato com a natureza.

 

A motivação que atrai os jovens à ação é: a diversão para o Ramo Lobinho, a aventura para o Ramo Escoteiro, o desafio e a superação para o Ramo Sênior, e o serviço para o Ramo Pioneiro.
 
Reuniões Semanais

Nossas reuniões são aos sábados, das 15 às 17:30. No 1º  sábado de cada mês, estamos no Instituto de Educação, nos outros sábados alternamos os locais das nossas reuniões com atividades externas: como excursões, acampamentos, passeios entre muitas outras aventuras. Saiba mais...

 

Nossa Equipe

Todo trabalho é realizado por um grupo de voluntários e está organizado em equipes distintas que funcionam de forma complementar:

 

Escotistas: envolvido diretamente com as crianças e  jovens, que se ocupam do aspecto técnico da prática escoteira. São nomeados pela Diretoria.

 

Diretoria, Comissão Fiscal e pais de apoio que assumem funções administrativas necessárias ao funcionamento do Grupo. A diretoria e a comissão fiscal são eleitas de dois em dois anos, através de uma Assembléia Geral. 

 

É com a participação e envolvimento de todos que as atividades do grupo são realizadas. 

 

Tanto os escotistas como os dirigentes passam por um processo de capacitação, treinamento e observação para o correto desenvolvimento de suas atividades.

 

Como o Grupo Escoteiro é mantido

O grupo escoteiro não tem fins lucrativos, cobra-se do participante uma taxa mensal para manutenção da estrutura administrativa (aluguel da sede, taxas, impostos, etc) e para gastos como a compra de material de atividades e a reposição do material de campo (barracas, fogareiros, lampiões, etc).

 

Salientando-se que o Escotismo é todo baseado no serviço voluntário. 

 

As atividades fora da sede são realizadas mediante o pagamento de “cotas” cobradas na época dessas atividades. Eventualmente poderão ser realizadas campanhas financeiras para reequipamento de material coletivo para acampamento, segurança e manutenção da sede escoteira. Contamos somente com nossos próprios recursos e a sua participação é muito importante.

 Lenço do Grupo
 

O lenço do Grupo, nas cores vermelho e azul traz no vértice o escudo da Igreja Anglicana sobreposto pela flor de lis, em homenagem à nossa primeira sede, que foi a Igreja Anglicana do Redentor, na Tijuca.

bottom of page