O que é o Escotismo
O Escotismo é um movimento educacional para crianças e jovens de ambos os sexos, com a supervisão de adultos, na forma agradável de um “grande jogo”.
Estimulamos nos jovens a sua necessidade de explorar, descobrir e querer saber, através de atividades práticas e em contato harmonioso com o meio ambiente.
Interessa-nos mais a formação de atitudes do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas.
Um Movimento em movimento
Evoluindo e adaptando-se em toda parte conforme as características de cada país, o Escotismo está aberto a todos, meninos e meninas, independente de crenças, etnias, preferências políticas e classes sociais...
Em todo o planeta:
Estamos presentes em 216 países, nossos membros advém das mais diversas religiões, etnias, preferências políticas e classes sociais. Somos representados mundialmente pela WOSM (World Organization of Scouting Movement), com sede na Suíça.
No Brasil:
Aqui, a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) é uma organização de fins filantrópicos, civil, não governamental, de interesse e utilidade pública que representa o movimento escoteiro no Brasil.
O projeto educativo do Movimento Escoteiro é implementado pelos grupos escoteiros filiados à UEB.
Saiba mais sobre o nosso Grupo Escoteiro.
O que temos a oferecer
O Escotismo acredita que cada pessoa se desenvolva com base nas experiências vividas. Assim, a nossa intenção é oferecer uma série de atividades que educam brincando e que irão contribuir para o crescimento integral dos jovens.
Nosso papel é oferecer uma diversão sadia para preencher o tempo livre, sempre orientada por adultos treinados, em convívio com jovens da mesma faixa etária e em contato com a natureza.
Desta forma, o Escotismo proporciona, que o jovem:
- Amplie os seus horizontes, proporcionando contato com jovens de outras culturas e lugares.
- Tenha iniciativa: fazendo sua opinião ser ouvida, tomando parte das decisões e participando ativamente dos acontecimentos da vida de sua equipe (de jovens)
- Viva em democracia: ouvindo o ponto de vista dos outros, conversando, aceitando opiniões e idéias diferentes.
- Desenvolva o senso de serviço: vivenciando a solidariedade e interdependência entre todos nós.
- Estimule a criatividade: desenvolvendo o senso de descoberta, a curiosidade de experimentar e o desejo de participar ao invés de assisitir.
- Desenvolva habilidades úteis de forma a ser capaz de desempenhar um papel ativo na vida da comunidade.
- Assuma responsabilidades: estabelecendo objetivos de crescimento nas variadas áreas de desenvolvimento.
- Vivencie a interdependência de todos os elementos naturais e a aprenda a necessidade de preservá-los.
Proporcionando este conjunto de experiências, acreditamos contribuir decisivamente para o desenvolvimento das crianças e jovens que participam ativamente do Movimento Escoteiro.