ESCOTISMO

O que é o Escotismo

O Escotismo é um movimento educacional para crianças e jovens de ambos os sexos, com a supervisão de adultos, na forma agradável de um “grande jogo”.

 

Estimulamos nos jovens a sua necessidade de explorar, descobrir e querer saber, através de atividades práticas e em contato harmonioso com o meio ambiente.

 

Interessa-nos mais a formação de atitudes do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas.
 

Um Movimento em movimento
Evoluindo e adaptando-se em toda parte conforme as características de cada país, o Escotismo está aberto a todos, meninos e meninas, independente de crenças, etnias, preferências políticas e classes sociais...

 

Em todo o planeta:
Estamos presentes em 216 países, nossos membros advém das mais diversas religiões, etnias, preferências políticas e classes sociais. Somos representados mundialmente pela WOSM (World Organization of Scouting Movement), com sede na Suíça.

No Brasil:
Aqui, a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) é uma organização de fins filantrópicos, civil, não governamental, de interesse e utilidade pública que representa o movimento escoteiro no Brasil.

projeto educativo do Movimento Escoteiro é implementado pelos grupos escoteiros filiados à UEB.

 

Saiba mais sobre o nosso Grupo Escoteiro.

 

O que temos a oferecer

O Escotismo acredita que cada pessoa se desenvolva com base nas experiências vividas. Assim, a nossa intenção é oferecer uma série de atividades que educam brincando e que irão contribuir para o crescimento integral dos jovens.

 

Nosso papel é oferecer uma diversão sadia para preencher o tempo livre, sempre orientada por adultos treinados, em convívio com jovens da mesma faixa etária e em contato com a natureza.

 

Desta forma, o Escotismo proporciona, que o jovem:

 

- Amplie os seus horizontes, proporcionando contato com jovens de outras culturas e lugares.

 

- Tenha iniciativa: fazendo sua opinião ser ouvida, tomando parte das decisões e participando ativamente dos acontecimentos da vida de sua equipe (de jovens)

 

- Viva em democracia: ouvindo o ponto de vista dos outros, conversando, aceitando opiniões e idéias diferentes.

 

- Desenvolva o senso de serviço: vivenciando a solidariedade e interdependência entre todos nós.

 

- Estimule a criatividade: desenvolvendo o senso de descoberta, a curiosidade de experimentar e o desejo de participar ao invés de assisitir.

 

- Desenvolva habilidades úteis de forma a ser capaz de desempenhar um papel ativo na vida da comunidade.

 

- Assuma responsabilidades: estabelecendo objetivos de crescimento nas variadas áreas de desenvolvimento. 

 

- Vivencie a interdependência de todos os elementos naturais e a aprenda a necessidade de preservá-los. 

 

Proporcionando este conjunto de experiências, acreditamos contribuir decisivamente para o desenvolvimento das crianças e jovens que participam ativamente do Movimento Escoteiro.

 

copyright © 41º Grupo Escoteiro Redentor - RJ - Brasil

  • Facebook Basic
  • YouTube Basic